Entendendo as métricas do Instagram Insights

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Quem trabalha com redes sociais ou possui um negócio online sabe da importância de se manter relevante e visível na internet; e muitas vezes se destacar nesse meio é uma tarefa um tanto quanto árdua, dada a enorme concorrência e a exorbitante quantidade de informação que chega às telas dos usuários diariamente.

Por isso, é importante desenhar uma estratégia de marketing digital realmente eficaz, de forma que os recursos empregados em campanhas, anúncios e posts patrocinados sejam bem utilizados e retornem o resultado esperado.

O grande diferencial do marketing digital é sua mensurabilidade, ou seja, a possibilidade de obter dados precisos e muitas vezes em tempo real dos esforços publicitários de um negócio online.

Várias redes sociais, como Instagram, Facebook e Youtube possuem ferramentas analíticas nativas, que resumem as principais métricas relevantes para a rede social, como engajamento do público, número de interações, curtidas, comentários, etc.

Neste artigo vamos explorar os dados disponíveis especificamente no Instagram: o Instagram Insights, disponível para perfis comerciais. Se você quer saber e aprender mais sobre o assunto, entendendo como usá-lo para te ajudar a melhorar seu negócio, continua a ler!

O que é o Instagram Insights?

O Insights é uma ferramenta do próprio Instagram, que apresenta as principais métricas relacionadas ao seu perfil, como engajamento nas publicações, stories e transmissões ao vivo, número de interações do seu público, demografia dos seus seguidores, entre outros.

Mas atenção! O Insights está disponível apenas para perfis comerciais na rede, então se você ainda não fez essa alteração, vale a pena fazer. Não se preocupe, é bem fácil e rápido, basta seguir estes passos:

  1. Se sua conta for privada, torne-a pública. Para isso basta acessar as configurações e desligar a chavinha da Conta Privada, como na figura abaixo.

  1. Ainda nas configurações, clique sobre a opção “Mudar para conta comercial”.
  2. A seguir o Instagram solicitará que você conecte sua conta à fan page do seu negócio no facebook. Se você ainda não tiver uma, o app te dará a opção de criar uma.
  3. Edite as informações de contato, como telefone, endereço e e-mail e confirme!

Pronto! Fácil, não é? Agora você já pode utilizar o Insights. Vamos ver como, a seguir.

Quando seu perfil já estiver configurado como comercial, aparecerão no canto superior direito da sua tela, três barrinhas, que quando clicadas dão acesso às informações do Insights.

Existem três categorias de informações disponíveis: relacionadas à atividade de seus seguidores, ao seu conteúdo e ao seu público. Vamos ver cada uma delas com mais detalhes.

Atividade

Nesta aba você poderá analisar as ações realizadas por seguidores no seu perfil durante o período de uma semana e comparar os principais indicadores com os registrados na semana anterior. São eles:

Interações:

  • Visitas ao perfil: quantidade de vezes que seu perfil foi visitado nesse período
  • Cliques no site: número de cliques no site da bio no seu perfil
  • Emails: número de toques para enviar um e-mail à sua empresa
  • Como chegar: número de cliques para visualizar a localização da sua empresa
  • Ligações: número de toques para ligar para seu telefone de contato fornecido

Descoberta:

  • Impressões: número total de vezes que todas suas publicações foram vistas (se uma pessoa visualizou o mesmo post duas vezes, são contabilizadas duas impressões)
  • Alcance: número de contas únicas que viram alguma publicação do seu perfil (se uma mesma pessoa visualizou 10 posts diferentes seus, será contabilizada apenas uma vez).

Conteúdo

Aqui é possível visualizar suas publicações da semana ordenadas pelo número de vezes que foram visualizadas. Ao clicar em “Ver tudo” nas publicações do feed, como mostrado na figura abaixo, você será direcionado para uma tela onde aparecerão suas publicações de 1 ano, classificadas pelo número de impressões recebidas.

Perceba que as palavras em azul são links e ao clicar sobre qualquer uma delas, você poderá filtrar tanto o período de tempo que deseja visualizar, como o tipo de publicação e o indicador desejado.

Por exemplo, você pode desejar visualizar quantas curtidas você recebeu nas publicações em carrossel (mais de uma foto) dos últimos 6 meses.

As opções são as seguintes:

Tipo de publicação: Todas, fotos apenas, vídeos apenas, publicações em carrossel e publicações de compra

Período de tempo: 7 dias, 30 dias, 3 meses, 6 meses, 1 ano e 2 anos.

Métricas: Além dos indicadores descritos na seção Atividade deste artigo, é possível visualizar quantidade de curtidas, comentários e salvamentos de cada publicação, bem como o Seguimento, que corresponde ao número de contas que começaram a te seguir e o Envolvimento em cada publicação, que é a soma de comentários e curtidas de cada post.

Similarmente é possível analisar seus stories publicados nas últimas 24 horas, 1 e 2 semanas. E além do alcance e impressões é possível avaliar as seguintes métricas:

  • Toques para avançar: número de toques para ver a próxima imagem ou vídeo da sua história
  • Voltar: número de toques para ver a foto ou vídeo anteriores de sua história
  • Saídas: número de toques para sair da história
  • Respostas: número de respostas à foto ou vídeo de sua história
  • Próxima História: número de toques para passar para o stories da próxima conta
  • Aberturas de link: número de vezes que um link na sua foto ou vídeo foi clicado.

Público

Por fim, na última categoria você pode obter dados valiosos sobre quem é e o quanto cresce a sua audiência. Você acessará informações como o número e crescimento de seguidores, as principais localizações onde eles se encontram, divididas em cidades e países, a faixa etária, o gênero e os horários mais ativos do seu público.

  

Benefícios do Insights

Como já mencionamos, são muitos os benefícios de utilizar o Insights como uma ferramenta para avaliar sua estratégia de negócio. Você saberá mais sobre o seu público e será capaz de medir o sucesso de suas campanhas, bem como acompanhar o desempenho de suas postagens. Isso o auxiliará na construção de metas e objetivos, direcionando melhor os recursos disponíveis, de forma a darem maior resultado!

E agora que você já sabe tudo o que precisa sobre o Instagram Insights, o que está esperando? Crie logo sua conta comercial e utilize os dados para sair na frente dos seus concorrentes!

 

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