Quem é seu consumidor ideal?

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Não é segredo para quem trabalha com vendas que o sucesso do seu negócio está diretamente relacionado aos consumidores do seu produto e serviço. Afinal, não existe uma venda sem uma compra, não é mesmo?Quem já estudou um pouquinho que seja de marketing, com certeza já se deparou com o conceito de público-alvo e da importância de se conhecê-lo e defini-lo, para realizar uma promoção realmente eficaz.Enquanto essa afirmativa permanece verdadeira, com o advento da internet e a explosão de lojas e negócios online, apenas saber que se deseja vender para “mulheres solteiras de 25 a 35 anos de idade”, por exemplo, já não é suficiente para garantir o sucesso de uma ação de marketing.

Sem um bom direcionamento para as ações de divulgação, corre-se o risco de se tornar irrelevante e perdido em um mar de ecommece. Portanto, para criar uma presença online forte e ser visível para seus consumidores, é necessário segmentar suas ações para subnichos cada vez mais específicos de pessoas.

Afinal é muito mais eficaz (e barato) realizar pequenos esforços publicitários para impactar quem realmente está interessado em (e para quem foi pensado) seu produto, do que despender enormes recursos para atingir uma grande parcela da população, mas que não ocasionará em mais vendas por não alcançar quem realmente importa.

Por sorte, a internet também proporciona uma fonte quase inesgotável de dados geográficos, demográficos, de comportamento, hábitos, gostos e interesses dos consumidores, e deve ser uma aliada no momento de conhecer e definir seu público-alvo. Com essa infinidade de informações, é possível criar um perfil muito mais detalhado e preciso de cliente, que agora passa a ser conhecido pelo termo persona.

O que é Persona?

Persona é um termo que representa um perfil semi fictício do cliente ideal para seu negócio. Além dos dados demográficos gerais do público-alvo, como idade, gênero, estado civil, renda e localização geográfica, a definição de uma persona leva em conta dados comportamentais e psicológicos dos clientes e envolve a criação de um avatar, com nome próprio e inclusive imagem, que represente o consumidor ideal da sua marca.

Ao criar sua persona é importante levar em conta aspectos:

  • Demográficos: faixa etária, gênero, estado civil, renda, escolaridade, classe social, ocupação, etc.
  • Geográficos: onde mora, onde trabalha, onde passa seus momentos de lazer,etc.
  • Comportamentais: personalidade, hábitos, interesses, valores, crenças, hobbies, o que faz em seu tempo livre, que seriados gosta de assistir, estilo de vida,  sonhos e aspirações, gosto musical, etc.
  • E qualquer outro traço que te permita entender e se comunicar melhor com essa pessoa. A criação da persona garante que você e seu cliente falam a mesma língua, criando um senso de identificação e intimidade com a marca.

Como criar sua persona?

Para criar uma persona, pense em quais características dos seus clientes te ajudarão a entendê-lo melhor. Você pode começar fazendo pesquisas e coletando informações na internet, redes sociais, realizando testes e consulta a bancos de dados.

Mas o mais eficiente será pesquisar e obter informações com as pessoas que já são seus clientes atuais. Observe seus comportamentos e interesses. É possível inclusive criar formulários curtos para serem respondidos de forma espontânea por eles, em troca de algum prêmio, como uma promoção, um cupom de desconto ou um brinde, por exemplo. Além de te ajudar a conhecer melhor seu consumidor, essa também é uma ótima maneira de atrair novas pessoas para seu site e convertê-las em clientes.

Após o devido desenvolvimento e entendimento da persona, fica muito mais fácil se conectar com os potenciais clientes e criar ações de divulgação personalizadas e muito mais eficientes.

Então, tudo pronto para criar sua persona? Conte-nos nos comentários quem é seu cliente ideal.

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