O que fazer e não fazer no seu catálogo de produtos no facebook

Categorias Negócios e vendas

Para quem tem uma loja e vende pelo instagram, não é novidade nenhuma a funcionalidade que permite marcar os produtos mostrados no post e adicionar informações relativas a ele, como nome e preço. Além disso, através do clique sobre a marcação, é possível redirecionar o cliente para uma plataforma onde ele pode finalizar a compra de forma mais fácil e rápida.

Sem dúvida essa é uma ferramenta muito valiosa para qualquer ecommerce, pois além de fornecer todas as informações do produto de forma imediata, o processo de venda é automatizado, evitando que o lojista despenda muito tempo e energia em responder por contato direto às solicitações e dúvidas de pessoas que podem nem sequer adquirir o produto.

Se você tem uma loja no instagram, com certeza gostaria de se beneficiar desta útil ferramenta para aumentar e escalar o seu negócio, certo? Porém para utilizar a funcionalidade, há alguns critérios que devem ser atendidos por sua conta, e alguns passos que devem ser seguidos para sua implementação. Sabemos que esse processo pode ser um tanto quanto confuso, por isso, pensando em te ajudar, já criamos um post aqui no blog mostrando o passo a passo e ensinando como ativar a marcação de produtos no seu perfil.

Você deve ter visto que um dos passos mais importantes é a criação de um catálogo de produtos na página da sua loja no facebook. Mesmo que sua principal plataforma de vendas não seja o facebook, é essa lista que irá alimentar o que poderá ser marcado por você nos posts do instagram, por isso ela não deve ser feita de qualquer maneira.

O facebook estabelece algumas regras para o cadastro de produtos, que se não forem respeitadas, podem te impedir de criar e atualizar seu catálogo. A rede social cita ainda algumas boas práticas para deixar sua listagem de produtos mais eficiente e mais amigável para a visualização do cliente.

Resumimos a seguir essas regras e recomendações para que você não tenha nenhum problema na hora de criar o catálogo da sua loja.

Regras

Em relação às regras, é obrigatório que você:

  • Mostre o próprio produto na imagem, e não apenas uma representação ou ilustração dele
  • Coloque pelo menos uma imagem para cada produto
  • No campo de descrição, descreva o produto em rich text (não em html);
  • Estabeleça no máximo quatro variantes de cada produto. (Variantes podem ser cor, material ou tamanho, por exemplo. Para cada variante, podem haver quantas opções forem desejadas).

Recomendações

Para as imagens é recomendado que:

  • Sejam fáceis de entender e mostrem o produto por inteiro
  • Tenham resolução de 1024 x 1024 ou superior
  • Tenham formato quadrado
  • Mostrem o produto de perto
  • Tenham um pano de fundo branco ou capturem o produto em situações da vida real
  • Não apresentem texto (por exemplo: chamadas para ação, códigos promocionais)
  • Não mostrem conteúdos ofensivos (por exemplo: nudez, linguagem explícita, violência)
  • Não contenham material promocional ou publicitário
  • Não contenham marca d’água
  • Não contenham informações limitadas a um determinado período (por exemplo, descontos para períodos limitados)

Em relação à descrição do produto, é importante que:

  • Apresente apenas informações diretamente relacionadas ao produto
  • Seja compreensível (por exemplo, usar frases curtas e/ou listas com marcadores)
  • Destaque as características exclusivas do produto
  • Seja usada corretamente a gramática e a pontuação
  • Não contenha:
    • HTML ou links para sites externos
    • Números de telefone ou endereços de email
    • Títulos longos e excesso de pontuação
    • Todas as letras maiúsculas ou todas minúsculas
    • Spoilers de livros ou filmes

Por fim, em relação às variantes de cada produto, o facebook recomenda que você:

  • Não use abreviações para variantes (por exemplo, escreva “Grande” em vez de “G”)
  • Use variantes em vez de listar um produto várias vezes

São muitos fatores para se estar atento, mas garantimos que se você seguir todas essas diretrizes, não terá problemas ao criar seu catálogo e receberá rapidinho a aprovação do facebook e instagram para usar a marcação de produtos!

Se tiver alguma dúvida, escreva nos comentários desse post!

Para saber mais, confira também as dicas do facebook de como adicionar produtos à sua loja e práticas recomendadas para a seção Loja da sua página.

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