Como personalizar o nome do seu site?

Categorias Marketing, Negócios e vendas

Possuir uma presença na internet é essencial para qualquer tipo de negócio no mundo atual, que se torna cada vez mais tecnológico e conectado. Geralmente uma das principais maneiras de promover essa visibilidade é a criação de um site institucional, onde o público pode conhecer mais sobre a empresa, seus produtos ou serviços, tirar dúvidas, e entrar em contato.

Para empreendimentos de e-commerce, a criação do website é naturalmente ainda mais importante, e deve ser o primeiro passo a ser tomado, pois é através dele que os produtos serão expostos e vendidos.

O processo da publicação de um website envolve invariavelmente dois aspectos essenciais: o registro do domínio e a contratação de um serviço de hospedagem.

O domínio e a hospedagem combinados são o que permitem que usuários encontrem e entrem no site. Mas o que é cada um deles?

Podemos fazer uma analogia com uma casa: o servidor de hospedagem é onde o site “mora”, é o espaço virtual onde ele está inserido. Enquanto o domínio é o endereço dessa casa, é o nome através do qual você pode encontrar as coordenadas de onde o site está armazenado. Vejamos cada um deles com mais detalhes.

O domínio

O domínio corresponde a uma estrutura de URL, equivalente a um endereço do tipo http://www.nomedosite.com.br.  O “www.nomedosite” indica que o site está disponível na World Wide Web, a internet, e se chama nomedosite.

Após esse nome, aparece o tal .com que indica o tipo de domínio: um endereço que termina em .com  geralmente se refere a empresas. Para instituições governamentais seria .gov e é possível haver também .org para instituições não governamentais. Existem também outras terminações como .net, .edu, e .info, por exemplo.

Em seguida é registrado código do país daquele site. No caso de sites brasileiros, a terminação é .br, mas este elemento não é obrigatório, inclusive sites internacionais geralmente não possuem essa terminação.

Entendido o conceito de domínio, como contratar um para o seu site?

O processo é simples: primeiramente deve-se verificar em sites especializados em registro de domínios, como o Registro.br, se o nome que você quer utilizar está disponível. Isso é necessário pois não é possível que haja dois sites diferentes com o mesmo nome. Em seguida basta preencher um cadastro e realizar o pagamento pelo registro. Geralmente este valor é uma anuidade, que deve ser renovada após o vencimento do ano.

E afinal onde registrar o seu site?

Se você quiser utilizar uma extensão .com.br, recomendamos registrá-lo diretamente no Registro.br, que é a entidade que gerencia a terminação brasileira .br.

Se você optar por um domínio sem a terminação .br, pode registrá-lo diretamente em servidores de hospedagem, com boa reputação no mercado, como:

entre outros.

Hospedagem

Com o domínio registrado, você ainda irá precisar de um local para armazenar todos os arquivos que serão usados no seu site. Lembra da casa, onde seu site mora?

É aí que entra a hospedagem.

Servidores de hospedagem nada mais são que um computador (ou computadores) especializado, que armazena arquivos e os disponibilizam para serem acessados por outros computadores através de uma rede.

Servidor de hospedagem nada mais é que um computador que armazena arquivos e os disponibilizam para serem acessados por outros computadores.

Para o seu site funcionar e poder ser encontrado e acessado por usuários, você também deve adquirir um plano de hospedagem. Existem diversos servidores e planos no mercado, e você pode adquiri-los junto com o registro do domínio ou em separado.

Na hora de escolher um servidor, é importante levar em conta alguns aspectos, como a capacidade e os recursos oferecidos, as condições do plano, tamanho de tráfego a ser contratado, uptime (que é o tempo que o servidor  permanece no ar), gerenciamento de dados sensíveis de segurança, entre outros.

Alguns servidores de hospedagem com boa reputação são os que já citamos anteriormente:

É muita informação, não é mesmo? Sabemos que esse processo pode ser um pouco confuso especialmente para quem não está acostumado com os termos técnicos.

A boa notícia é que se você já é um lojista cadastrado no Bagy, você não precisa se preocupar com nada, a gente já toma conta de tudo isso por você. Ao assinar o aplicativo, é criado automaticamente um site próprio para sua loja, com o domínio www.bagy.com.br/sualoja e hospedagem no servidor do Bagy. Essa estrutura só é possível pois é criada como um subdomínio do próprio site da Bagy.

Entretanto, você pode querer ter um site exclusivamente com o nome de sua loja, como www.sualoja.com.br, por exemplo. Felizmente isso é muito fácil de resolver! Basta que você adquira um domínio próprio, seguindo os passos que citamos acima, na sessão sobre domínio desse post, e redirecione o acesso ao novo endereço para seu site criado pela Bagy, que já está prontinho e hospedado em servidor!

Dessa forma, quando usuários buscarem o endereço www.sualoja.com.br, eles serão automaticamente direcionados para www.bagy.com.br/sualoja, o site que já está pronto.

Esta é uma grande vantagem, pois assim você pode ter um site com um nome só seu, sem ter de se preocupar com contratação de hospedagem, design e montagem do site, economizando tempo e dinheiro.

Para te ajudar, montamos o seguinte passo a passo:

  1. Verificar a disponibilidade do domínio desejado no Registro.br
  2. Realizar o cadastro no Registro.br
  3. Realizar o pagamento para registro do domínio
  4. Redirecionar o acesso ao seu novo domínio para o site da sua loja, criado pelo Bagy. Isso é feito através do painel de controle no próprio site Registro.br, que gerencia seu domínio. Esse processo é bem rápido e pode ser visto no vídeo explicativo a seguir:

Um passo a passo descritivo também pode ser acessado no blog Tudo sobre hospedagem de sites.

E aí? Já criou um site com endereço personalizado para sua loja? Comente abaixo o que achou desse post, bem como suas dúvidas e perguntas. Estamos aqui para te ajudar!

Comentários