Quem é o melhor influenciador pra sua marca?

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Qual o influenciador ideal pra sua marca?

Os veículos de mídia não são mais os mesmos e as marcas têm se atentado a isso. É inegável a importância, atualmente, de um negócio se posicionar na internet. A grande pergunta é: como?

Ads no Facebook, no Instagram, no YouTube, no Google, banners em portais de notícias e tanto outros formatos têm surgido na web. Todos eles podem, potencialmente, atingir um público enorme e qualificado, mas existe um jeito de falar ainda mais diretamente com o seu cliente: os digital influencers, ou influenciadores digitais.

Os influencers são pessoas comuns, com perfis em redes sociais (sobretudo no Instagram ou canais de YouTube) com audiências de milhares ou até milhões de pessoas com quem compartilham suas rotinas e interesses – e é justamente essa pegada de “normalidade” que pode ser interessante para as marcas.

O influenciador digital é um potencial cliente do seu negócio, consome e vive como o seu público – por isso, o que ele fala tem mais credibilidade. É como se fosse uma indicação de um amigo.

Mas como encontrar o influenciador digital perfeito para anunciar a sua marca?

Identificamos 3 perguntas que devem ser respondidas para investir melhor em um digital influencer, escolhendo o melhor perfil e o melhor formato de anúncio.

Dicas pra encontrar o influenciador ideal

 

COM QUEM O INFLUENCIADOR FALA?

O influenciador deve ser relevante para o seu público. Não adianta escolher aquele que tem mais seguidores ou que está “na moda” – é preciso que a pessoa que vai anunciar a sua marca tenha um público que interesse ao seu negócio e saiba se comunicar com ele.

Primeiro, você precisa identificar qual é o seu público-alvo. Além de traçar os dados demográficos (idade, sexo, localidade, etc.), pense no comportamento dos seus clientes: quais lugares eles frequentam? Quais são seus hobbies? O que assistem? O que leem? Quais sites e apps eles mais usam?

Conhecendo melhor o seu público, é hora de encontrar um influenciador que tenha a cara dele. Uma boa dica é encontrar um(a) amigo(a) ou conhecido(a) que tenha características parecidas com a sua persona e ver os influencers que ele(a) segue no Instagram.

 

E QUEM FALA COM ELE?

Quando o assunto é engajamento, qualidade vale mais que quantidade.

Você viu um influenciador com vários milhares (talvez até milhões) de seguidores e seus olhos já brilharam? Calma aí. Nem só de followers é feito um influencer: é preciso que o público seja de fato engajado no conteúdo que ele produz para o seu anúncio gerar resultado (seja ele qual for).

E como qualificar o engajamento de um influenciador? Primeiro, dê uma olhada no número de likes e comentários nas fotos. É compatível com o número de seguidores? Inclusive, repare qual tipo de post gera mais interações. Isso pode te ajudar a elaborar os direcionamentos de como deverá ser seu publi post, por exemplo.

Observe também o conteúdo dos comentários. O que as pessoas comentam? Elas se interessam pelo produto que está sendo anunciado, quando é um publi post? O que elas mais querem saber sobre aquele(a) influencer? Geralmente, esses perfis tem muitas perguntas sobre cabelo, roupas, maquiagem, vida pessoal… Identifique um influenciador cujo público se interesse por algo relacionado àquilo que você vende – por exemplo, se todos querem saber quais os cuidados com o cabelo daquela pessoa, pode ser uma boa ideia anunciar uma marca de shampoos.

 

MINHA MARCA VAI SER VISTA DE VERDADE?

Muitos influenciadores vivem de publi posts. Isso quer dizer que eles anunciam vários produtos e marcas – e muitos deles se perdem em meio a tantos posts. Para garantir que não seja o seu caso e sua marca seja lembrada, é importante firmar uma parceria sólida com quem te anuncia.

Engaje o influencer na sua marca: envolva-o em ações diversas e que sejam ligadas ao seu momento de vida (por exemplo, se seu influenciador acabou de se casar, que tal enviar produtos para a casa nova?). Além de tornar a publicidade mais orgânica e espontânea, garante sua presença mais ativa no Instagram da pessoa.

E aí, qual dica você já coloca em prática e qual ainda precisa aprimorar para encontrar o digital influencer ideal para a sua marca e melhorar o retorno do seu investimento em publi posts?

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