5 dicas para o seu negócio começar nos Stories

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Comece a fazer Stories para a sua marca!

Você com certeza já sabe da importância de posicionar sua marca nas redes sociais. Mas será que sabe tirar proveito de todos os recursos que essas mídias oferecem?

Selecionamos 5 dicas práticas pra você começar AGORA a usar o Stories, recurso do Instagram que desbancou o Snapchat no Brasil e ainda tem gerado muito mais alcance que os posts convencionais na rede.

Além de tudo, o conteúdo dessa plataforma é mais instantâneo e pode ser produzido facilmente, na hora mesmo. Ponto positivo pros negócios que não conseguem ainda investir em grandes produções.

Agora, sem mais delongas, as dicas que vão tornar sua marca inesquecível no Instagram:

 

1. Crie conteúdo que prenda o seu usuário

Dá pra prender a atenção do seu usuário por mais de 15 segundos em um único Stories, além de incitar nele a curiosidade de ver todos os seguintes. Como fazer isso?

Para que seu usuário fique em um Stories por mais de 15 segundos, seu conteúdo deve ser um pouco mais longo e muito atrativo visualmente. A ideia é que, ao ver que há muita informação em um Stories, o usuário clique sobre ele, “pausando” o tempo e lendo com mais calma.

Geralmente, isso acontece com conteúdos que contém mais escrita, como comunicados importantes, mensagens motivacionais (estas são altamente compartilháveis, inclusive) e até infográficos, que unem design + texto.

E pra garantir visualizações em toda a sequência de Stories? Não entregue o ouro nos primeiros 15 segundos. Divida as informações importantes (e que despertem curiosidade) em vários Stories e faça “chamadas”. Por exemplo: se você vai dar dicas de marketing digital, comece falando a importância desse trabalho e encerre o primeiro vídeo com “e agora, vamos à primeira dica”. Ninguém vai querer perder o que vem depois, né?

 

2. Mostre os bastidores

Mostrar o dia-a-dia da sua empresa ajuda a aproximar o seu negócio do cliente e pode agregar valor à sua marca ou produto.

Por exemplo: se você tem uma marca de roupas e a sua produção é artesanal, é muito válido mostrar esse processo. Hoje em dia, o handmade e os processos produtivos éticos estão sendo muito valorizados pelo consumidor de moda, que pode passar a ter uma imagem mais positiva da sua empresa e até se mostrar disposto a pagar um pouco mais caro por algo que tenha sido feito de maneira justa e consciente.

Ah, e essa técnica pode ser especialmente interessante se você está expandindo seu negócio e quer contratar novos talentos. Nada melhor que dar um gostinho pro público do que é trabalhar na sua empresa, né?

Mostre o escritório ou a fábrica, os funcionários, as entregas, as ações internas e os momentos de descontração.

Humanize o seu negócio aos olhos do consumidor.

 

3. Use todos os recursos do Stories

Aproveite os recursos de cada plataforma que você usa – afinal, se seu público está ali, é essa linguagem que eles falam!

No Stories, dá pra abusar de filtros em fotos e vídeos, enquetes, stickers e GIFs. Cada recurso traz vantagens diferentes pros seus Stories.

🔹 GIFs, stickers e fotos ajudam a humanizar a sua comunicação e “mesclam” mais facilmente seus Stories aos de perfis pessoais – como muita gente pula Stories muito comerciais, é melhor se o seu conteúdo for mais orgânico e humano. Além disso, ajudam a transmitir o mood da sua marca, né?

🔹 Os stickers de geolocalização (ou só a própria tag de localização, caso não tenha um sticker para aquele local) também são ótimos: eles podem te colocar no compilado de Stories daquela localidade e, assim, atingir um público além dos seus seguidores.

🔹 Já as enquetes podem te ajudar a ter insights para desenvolvimento de produtos, produção de conteúdo… Dá pra entender um pouco mais o que seu público gosta e prefere com esse recurso. Mostre para seus seguidores duas opções de um produto, por exemplo, e peça que eles ecolham. Ou peça que votem no(a) influencer que eles mais seguem e admiram, caso esteja pensando em fazer uma parceria com alguém. 

Enquete no Stories no Instagram

O perfil @novosprodutos fazendo enquete no Stories

 

4. Use o Highlights

 A ferramenta Highlights (ou Destaques) seve para manter um Stories por mais tempo no seu perfil, além de destacá-lo e ter a possibilidade de fazer compilados de Stories do mesmo tema.

Você vende roupas no atacado? Que tal fixar Stories no campo Highlights falando onde seus clientes podem encontrar seus produtos? Dá inclusive pra dividir em destaques por cidade: crie um compilado com os endereços das lojas em São Paulo, um no Rio de Janeiro, etc.

Existem várias outras informações importantes que você pode destacar – todo tipo de comunicado, instruções de uso, etc.

Além disso, dá pra criar destaques de dicas de temas diversos que sejam relacionados com a sua marca. Se você vende moda praia, por exemplo, dá pra destacar dicas de praias incríveis pra passar férias, cuidados com a pele no verão…

Highlights no Stories no Instagram

No @bagyapp, usamos a ferramenta de destacar Stories

Explore tudo que tenha a ver com a sua marca e disponibilize conteúdo relevante pro seu público.

5. Direcione seus usuários para o seu site

Se você tem mais de 10k seguidores e o perfil da sua marca é comercial, aproveite: seu Stories terá um recurso de direcionamento para páginas fora do Instagram.

O que isso quer dizer? Que dá pra você falar sobre sua marca ou seus produtos e já direcionar o usuário pro seu site ou qualquer outra plataforma onde ele possa encontrar mais informações sobre você. É aquele “arrastar pra cima”, sabe?

Dica de ouro: se você estiver falando sobre um produto específico, direcione o seu usuário para a página exata onde ele pode comprar ou saber mais sobre esse item. Sempre que você encurtar o caminho de compra do seu cliente, você aumenta suas chances de conversão.

Conta pra gente quais dicas você já põe em prática e quais você acha mais difíceis.

Quem sabe não rola um post específico de cada uma, com um passo a passo bem detalhado? 😉

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